Páscoa em Castelo de Vide

Apenas a 4 Km da Casa da Escusa a celebração da Páscoa em Castelo de Vide transporta as heranças cristãs e judaicas.

Domingo  dia 17 de Abril, inicia-se com o Domingo de Ramos que marca o início da Semana Santa e a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém, celebra-se com a benção dos ramos, missa, procissão dos passos e procissão do calvário.

Na quarta-feira, encerra-se o periodo da Quaresma.

Na Quinta-feira Nossa Senhora da Soledad ou das Dores é levada para o Calvário, que representa o seu encontro com Nosso Senhor dos Passos.

Na Sexta-feira é a Celebração da Paixão às quinze horas, após  ouvir a sirene que relembra a morte de Jesus, seguindo-se a Procissão de Enterro do Senhor, dia em que se faz o jejum à carne.

Sábado inicia-se com a benção dos cordeiros e a missa, e as pessoas pedem perdão à semelhança da festa judaica kippour e recria-se o antigo mercado de início do séc XX. Na noite de Sábado celebra-se a Vigília Pascal na Igreja Matriz, e dá-se a Aleluia com a tradicional Chocalhada onde a Banda União Artísitca de Castelo de Vide, a população e os inúmeros visitants, adultos e crianças saem pelas ruas tocando os seus chocalho e sinos dando graças pela Ressureição.

Domingo pelas 11.30 sai da Igreja Matriz a Procissão da Ressurreição e realiza-se a missa.

Na Segunda-feira é feriado municipal e tal como acontece um pouco por toda esta região as famílias juntam-se e vão para o campo comer o tradicional borrego, o folar e outros petiscos, no final do dia faz-se a Procissão com a Nossa Senhora da Luz.

Veja aqui o programa da Páscoa em Castelo de Vide.

Anúncios