Barragem da Póvoa e Meadas

A Barragem da Póvoa e Meadas no concelho de Castelo de Vide foi a primeira e maior Hidro-eléctrica de de Portugal, actualmente serve como zona balnear da região permite também a prática de desportos náuticos sem motor, sejam a canoagem ou o Wind-Surf. Nos arredores da barragem é possível visitar vários monumentos megalíticos ou sepulturas medievais.

É também uma óptima zona para a observação de aves.

A edição nº328 da revista Sábado, de 12 a 18 de Agosto, dedicou várias páginas ao Guia dos 50 Melhores Lugares do Alentejo, numa lista que inclui vários itens. Castelo de Vide também surge também com a Albufeira de Póvoa e Meadas.

Para a referida publicação, a barragem de Póvoa e Meadas é a terceira melhor paisagem de água do Alentejo, numa lista de cinco.

“O leito da albufeira é caracterizado pela existência de afloramentos rochosos graníticos que contribuem para um cenário particular de grande beleza. Em torno, a paisagem é marcada pela existência de carvalhais. A Sul da albufeira, algumas culturas arvenses e, a Nordeste, a mancha verde de grandes eucaliptos e pinheiros constituem a excepção neste conjunto.”

fonte: http://www.cm-castelo-vide.pt/barragem.htm