Tortulhos


A partir de finais de Setembro quando vêm as primeiras chuvas os tortulhos, começam a aparecer pelos campos alentejanos.

imagem retirada de: Guia de Campo de Cogumelos Silvestres.

O seu sabor leva muitos a percorrerem quer o montado, por entre o gado, quer os eucaliptais onde também se encontram. Estas são algumas formas de os cozinhar.

Lavagem e Preparação

Dever cortar-se a parte do pé que contem a terra, de seguida devem lavar-se cuidadosamente em água corrente com ajuda de uma faca para raspar a superfície exterior, devem escorrer-se e espremer com as mãos pois absorvem a água.

Tortulhos de molho

Refoga-se em azeite o alho inteiro, alho picado, cebola e a folha de louro em lume brando, depois de alourar juntam-se os tortulhos partidos aos pedaços e deixa-se cozinhar cerca de 15 minutos.

Mexe-se cuidadosamente e junta-se o vinho, sal, pimenta branca e uma pitada de cominhos e noz moscada e deixa-se cozinhar cerca de 10 minutos.

Tortulhos de Miolada

Refoga-se em azeite o alho e a cebola picados e uma folha de louro quando alourar juntam-se os tortulhos. Também se podem aproveitar os tortulhos de molho. De seguida junta-se o miolo de pão, os ovos e a salsa picada.

Arroz de Tortulhos

Refoga-se o alho o louro e a cebola em azeite, pode-se juntar um tomate ou polpa de tomate. Acrescentam-se os tortulhos, deixa-se cozinhar um pouco, junta-se a água necessária e o arroz.

Tortulhos Grelhados

Depois de lavados colocam-se a grelhar numa chapa ou numa frigideira anti-aderente com o pé para cima, de  salpicam-se de sal e estão prontos.

A acompanhar um tinto de Portalegre…

Para mais informações sobre este e outros cogumelos consulte os seguintes guias/ manuais:

https://casaescusa.wordpress.com/2014/10/12/guias-de-identificacao-de-cogumelos/

Anúncios